Instituição modifica o EAD e cria modelo híbrido de ensino

Canvas, plataforma aderida pela universidade para os novos modelos de ensino. Foto: Rodrigo Brum.

A Unisinos dá mais um passo em seu planejamento estratégico e lança uma nova modalidade de ensino, o Híbrido, que une a conveniência do EAD com a vivência prática do presencial nos laboratórios especializados dos campus de São Leopoldo e Porto Alegre. Ao todo, 12 cursos da Graduação e 16 da Pós-Graduação serão impactados já no primeiro semestre de 2019. A Universidade também reformula seu Ensino a Distância, impactando em 15 cursos de graduação e 13 de Pós-Graduação também no primeiro semestre deste ano. As iniciativas ampliam o portfólio de cursos e reforçam o histórico da Unisinos de inovação na formação integral de excelência. As inscrições para o vestibular acontecem até 13/02 e a prova será no dia 18/02. Para as modalidades de pós-graduação, as inscrições ocorrem até março.

Como funcionará o Híbrido

Na Graduação Híbrida, os alunos farão matrícula em todas as atividades do semestre, que serão organizadas em conjuntos bimestrais. Em um curso com 6 atividades semestrais, o aluno cursará 3 no primeiro bimestre e outras 3 no segundo bimestre, sendo que em cada grupo de 3 atividades, duas terão aulas presencias e uma será 100% online. As aulas presencias serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, no campus relativo à oferta do curso, proporcionando uma imersão prática dos conteúdos trabalhados no ambiente virtual.

Conheça os cursos da Graduação Híbrida ofertados em cada Campus:

São Leopoldo:

  • Biomedicina
  • Educação Física
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Energia
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Mecânica
  • Fisioterapia
  • Gastronomia


Porto Alegre:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Ciência da Computação
  • Design de Produto
  • Fotografia

Na Pós-Graduação Híbrida, as atividades serão organizadas em bimestres e o aluno poderá concluir o curso em 12 meses. Cada semestre terá 4 atividades presencias de 16h, em finais de semana pré-definidos, e 6 atividades 100% online, 3 por bimestre. As atividades presenciais mensais ocorrerão nos finais de semana, sendo 8h no sábado e 8h no domingo.

Conheça as Especializações e os MBAs ofertados no modelo Híbrido:

Neste modelo, as aulas são preparadas pelos professores da Unisinos para o aluno estudar como, quando e onde quiser no Canvas e, após, se encontrar com os colegas e professores para interagir em aulas práticas, aproveitando a experiência da vida no campus. Além de poder usufruir de toda estrutura do ecossistema da Unisinos (laboratórios, Institutos Tecnológicos, Tecnosinos, Portal da Inovação, entre outras).

“Atentos às dinâmicas da sociedade contemporânea e às tendências de ensino no mundo, estamos lançando uma nova modalidade educacional que não apenas une modalidades já consolidadas e replica formatos, mas é concebida com base nas novas tecnologias disponíveis e a partir de sólidos pressupostos teórico-metodológicos, tendo em vista o contexto de hibridismo tecnológico digital em que estamos inseridos. Assim, os cursos híbridos da Unisinos vão proporcionar aos alunos o melhor de dois mundos: a conveniência do online com a vivência do presencial, chamado internacionalmente de Blended Learning”, explica o diretor da Unidade Acadêmica de Educação Online, Vinícius Costa de Souza.

As mudanças do EAD

Para o EAD, as mudanças vão além do aluno estudar de qualquer lugar com acesso à internet em nova plataforma. A iniciativa amplia o portfólio de cursos, sendo 15 cursos da Graduação e 13 da Pós-Graduação impactados pelo novo modelo já no primeiro semestre de 2019. Outra modificação é no formato de matrícula, no qual o aluno cursa 24 créditos pagando um valor fixo mensal, que estão muito mais acessíveis.

Conheça os cursos ofertados na Graduação EAD:

Conheça as Especializações e os MBAs ofertados dentro do novo modelo EAD:

Além dos campi São Leopoldo e Porto Alegre, a Unisinos está presente em 18 cidades com polos distribuídos em 7 estados. Todas as unidades aderem ao novo modelo EAD.  Saiba mais:

  • No RS: Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Caxias do Sul, Estrela, Montenegro, Passo Fundo, Santa Maria e Taquara
  • Em MG: Belo Horizonte, Juiz de Fora e Santa Rita do Sapucaí
  • No PR: Curitiba
  • No RJ: Rio de Janeiro
  • Em SC: Florianópolis
  • Em SP: São Paulo
  • No PI: Teresina

As duas modalidades possibilitam flexibilidade ao estudante por meio de uma nova plataforma virtual de aprendizagem (LMS), o Canvas, utilizada pelas melhores universidades do mundo:  Harvard, Stanford, Berkeley, entre outras. Com muitos recursos e possibilidades de interação, é possível experimentar o conteúdo em diferentes formatos, interagir com a turma em webconferências e construir conhecimento de forma colaborativa. Tudo para possibilitar uma experiência fluída e descomplicada. Considerado o melhor LMS da atualidade, é fácil de usar, confiável, flexível, colaborativo e tem como foco economizar tempo e esforços para facilitar o ensino e o aprendizado. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s