Cerimônia de assinatura do contrato de cooperação acontece nessa quarta-feira, 8/5

Nesta quarta-feira, 8/5, acontece a cerimônia de assinatura do contrato de cooperação da Rede MetroPOA para o Vale dos Sinos. O evento que conta com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, com início às 11h e será realizado no Auditório da Unitec, junto ao Tecnosinos, no Campus São Leopoldo da Unisinos.

A Rede MetroPOA faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Inaugurada em 2010 em Porto Alegre, agora a iniciativa irá expandir seus cabos de fibra ótica para o Vale dos Sinos. Com isso, as instituições de ensino e pesquisa da região poderão desfrutar de acesso à internet em alta velocidade e colaborar entre si com a mesma qualidade de conexão oferecida na capital gaúcha.

 Pelo acordo de cooperação técnica, a RNP cede ao provedor regional Adylnet um par de fibras ópticas em sua rede metropolitana em Porto Alegre, em toda a sua extensão, de cerca de 85 km. Em contrapartida, o provedor cede à RNP um par de fibras ópticas no trecho de longa distância, que passa por diversas cidades no Vale dos Sinos, entre Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo, compreendendo cerca de 100 km, o que duplica a extensão atual da MetroPOA.

A partir de 2019, a rede ligará um total de 28 instituições em 43 pontos diferentes, sendo nove novos locais na região metropolitana. As principais organizações que compõem a RNP são instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação, como universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus.

 Sobre a RNP

O papel da RNP é fazer a integração e a colaboração apoiadas em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e excelência da educação e da pesquisa. Trata-se de uma infraestrutura de rede óptica que conecta diversas unidades que trocam um grande volume de dados e informações.

SERVIÇO

•  O quê: Cerimônia de expansão da Rede MetroPOA para o Vale dos Sinos

•   Quando: Quarta-feira, 8/5, às 11h

•   Onde: Auditório da Unitec – Parque Tecnológico São Leopoldo

•    Instituições ligadas no Vale dos Sinos: IFRS Canoas, Unilasalle, Ulbra, IFSul Sapucaia do Sul, Unisinos, Fundação Liberato, Feevale, IFSul Gravataí e Hospital Dom João Becker da Santa Casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s