Às vésperas de seus 50 anos, a Universidade comemora os 10 anos da HT Micron e os 20 anos do Tecnosinos, e lança nova tecnologia IoT desenvolvida pela HT Micron em parceria com itt Chip

Nesta terça-feira, 18/06 ocorrerá o evento em celebração aos resultados do Sistema de Tecnologia e Inovação da Unisinos. A programação inicia às 9h, na Galeria Cultural da Biblioteca, no Campus São Leopoldo, com um café de boas-vindas. Em seguida, às 9h15, acontecerá o lançamento de uma nova tecnologia IoT desenvolvida pela HT Micron em parceria com o itt Chip – Instituto Tecnológico de Semicondutores da Unisinos.

De acordo com o CEO da HT Micron, Chris Ryu, a proximidade com o campus e a simbiose entre a empresa e a Unisinos são fundamentais. “O lançamento de um produto IoT, totalmente desenvolvido no Brasil pela nossa equipe de P&D, é um grande símbolo do nosso compromisso com o ecossistema de inovação. A HT Micron é um ator fundamental na criação de propriedade intelectual e produtos para o mercado IoT local e global”, destaca.

A HT Micron dedica-se a prover soluções em semicondutores. A Hana Micron, sócia controladora da HT Micron, participará do evento de lançamento do SIP, onde irá reposicionar sua marca em IoT. Os encapsulamentos avançados entraram numa era com grande potencial de crescimento, impulsionados pela necessidade de integração heterogênea, desaceleração da lei de Moore e pela quarta revolução Industrial, que se caracteriza pela fusão de tecnologias que transcendem a esfera física, digital e biomédica.

Desde 2009, a HT Micron está localizada no Tecnosinos. O Parque Tecnológico, que completa 20 anos, concentra 93 empresas de diferentes países, das quais 60 são consolidadas e 33 startups, gerando mais de 6 mil empregos diretos. Para o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, o Tecnosinos é uma força que alavanca o progresso social e a reorganização de uma inserção do país em um mundo mais global. “Esse evento celebra os nossos 50 anos, no contexto de uma efetiva conectividade com os nossos parceiros da área tecnológica. Só para lembrar, 50 anos da Unisinos, 20 anos do Tecnosinos e 10 anos da HT Micron, demonstram a capacidade da Unisinos de celebrar a sua história em conexão com outras experiências de empresas, de articulação internacional, que acaba dando resultado”, ressalta.

Segundo o decano da Escola Politécnica da Unisinos, Sandro Rigo, a parceria entre a Universidade e empresas como a HT Micron, promove inovação alinhada com requisitos de qualidade e ancorada em geração de impacto social positivo na região e no país. “Atividades de inovação vêm sendo desenvolvidas no âmbito de parcerias locais e internacionais, estimulando a constituição de um ecossistema reconhecido pela sua dinamicidade e qualidade”, afirma.

Os Institutos Tecnológicos da Unisinos atuam nas demandas empresariais de pesquisa e desenvolvimento, por meio do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A parceria do itt Chip, nessa entrega da HT Micron, é um dos resultados esperados com a sua criação, voltada para o desenvolvimento de um Polo de Semicondutores e o fortalecimento da indústria eletrônica no RS, para que todas as fases da cadeia de produção de chips estejam contempladas localmente favorecendo o desenvolvimento de um cluster de alta tecnologia na região”, destaca o coordenador administrativo dos itts, Silvio Bitencourt.

Em um segundo momento, às 10h15, ocorrerá a apresentação de cases e visita à exposição do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unisinos e parceiros. Na ocasião, grandes empresas de semicondutores e parceiras da HT Micron para a área de Internet das Coisas – IoT, farão exposição de seus produtos. Participarão desse momento as empresas ST Microelectronics, Mediatek, CEITEC S.A., Vermont, representando a Semtech no Brasil. Contaremos ainda com a participação da WND, provedora da infraestrutura Sigfox no Brasil e a gaúcha Ayga. A empresa coreana Hana Micron, controladora da HT, estará apresentando suas soluções de IoT diretamente da Coreia.

Na parte da tarde, a partir das 14h, acontecerá o Fórum de Responsabilidade Social Corporativa 2019, evento organizado pela Embaixada da República da Coreia em parceira com a Unisinos, no Auditório da Unitec. A Coreia do Sul é um dos países com os quais a Universidade tem mantido relações de cooperação internacional. Por isso, em 2019, quando completam 60 anos de relações bilaterais de parceria entre essa nação e o Brasil, a Embaixada da Coreia do Sul no Brasil procurou a Universidade para celebrar essa data e realizar o fórum.

HT Micron lança nova tecnologia de IoT em parceria com o itt Chip
Chip de IoT desenvolvido pela HT Micron em parceria com a Unisinos. Foto: Rodrigo W. Brum.

Nesta terça-feira, 18/6, em comemoração ao seu 10º aniversário, a empresa de semicondutores HT Micron lançará uma nova tecnologia de Internet das Coisas – IoT desenvolvida em parceria com o itt Chip – Instituto Tecnológico de Semicondutores da Unisinos. A programação inicia às 9h, na Galeria Cultural da Biblioteca, no Campus São Leopoldo, com um café de boas-vindas seguido do lançamento do SIP.

O System-in-Package (SIP) é uma inovação que requer que todas as tecnologias de encapsulamento avançado sejam integradas, sendo uma ferramenta inestimável para desenvolver soluções favorecendo a colaboração, construção e identificação de oportunidades de negócios. Essa tecnologia permite que diversas funcionalidades, normalmente disponibilizadas em chips isolados e conectadas entre si através de uma placa de circuito impresso, sejam integradas em um único componente, o que reduz o tamanho e traz ganhos em performance. Isso reduz custos e aumenta a funcionalidade, favorecendo a colaboração, construção e identificação de oportunidades de negócios.

O produto é uma tecnologia inédita no Brasil, posicionando a HT Micron como fornecedora de componentes para aplicações diversas em IoT e a Unisinos como referência em pesquisa na área. Essa tecnologia será responsável por mudanças, que trarão impacto para a vida das pessoas, pois possibilitarão inúmeros avanços tecnológicos, como veículos autônomos, inteligência artificial e 5G.

Devido ao alto nível de capacitação tecnológica alcançado por meio da parceria entre HT Micron e Unisinos é possível desenvolver tecnologias SIP com alto valor agregado aos produtos. Essa mudança fortalece a indústria de semicondutores com foco em IoT, possibilitando que a linha de produtos seja um vetor de desenvolvimento regional e estímulo à economia do Estado.

A HT Micon está localizada no Tecnosinos desde 2009 e dedica-se a prover soluções em semicondutores. A Hana Micron, sócia controladora da HT Micron, participará do evento de lançamento do SIP, onde irá reposicionar sua marca em IoT.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s